terça-feira, 16 de agosto de 2011

Roma

- Localização e Origem


De uma simples aldeia localizada no centro da península italiana surgiu Roma.


Há pelo menos duas versões sobre sua origem. Uma delas, considerada lendária, conta que a cidade foi fundada pelos gêmeos Rômulo e Remo, abandonados e amamentados por uma loba, mais tarde recolhidos por pastores que os criaram. Quando adultos fundam Roma. Outra versão, histórica por estar baseada em documentos, fala que a região central da península foi invadida por várias tribos vinda da Europa dentre as quais se destacaram os latinos e seus dominadores os etruscos.
- Etapas de sua história
Em 1200 anos (de 753 a.C até 476 depois de Cristo), a história romana tem três fases: Monarquia, República e Império.


- 1). MONARQUIA (Monarquia é um sistema de governo em que o monarca -rei- governa um país como chefe de Estado)


Ocorreu entre 753 a.C e 509 a.C.
Durante esta época a aldeia Roma, que vivia da agricultura e da criação de animais (economia agro-pastoril), estava ocupada pela tribo dos etruscos que estabeleceram uma monarquia, governo de um rei com poderes administrativos, militares, jurídicos e religiosos. Havia também um conselho de anciãos (o senado com poderes legislativos (fazer as leis).


- A SOCIEDADE

A sociedade romana era assim composta:


PATRÍCIOS: eram os grandes proprietários de terras;
CLIENTES: pessoas que dependiam da proteção do grupo social dos patrícios;
PLEBEUS: maioria da população. Eram pessoas livres, na época da Monarquia sem direitos, mas depois de várias lutas sociais, começam a ser incluídos nas decisões. Eram basicamente agricultores, pastores, pequenos proprietários, trabalhadores urbanos como artesãos e alguns exerciam o pequeno comércio;
ESCRAVOS: eram os devedores e depois na época da República e do Império, eram os prisioneiros de guerra. Eram obrigados a trabalhar para os patrícios. Uma das funções mais conhecidas feitas pelos escravos era a de gladiador.


- O Gladiador


Era um guerreiro que lutava em arenas (Esta palavra vem do latim arena, que significa areia, terreno arenoso, arena, anfiteatro) Substantivo feminino - a. Parte do circo onde se lidam touros; b. Terreno (em que se combate ou se discute)
Havia vários tipos de lutas:
Ludus Magnus – luta entre os gladiadores;
Venatium – lutas contra animais ferozes;
Naumachias – lutas entre pequenas ou médias embarcações;
Equitarium – lutas envolvendo corridas de cavalos ou bigas.


- 2). REPÚBLICA (Em primeiro lugar, república vem do latim res publica que significa "coisa pública", "coisa do povo". Nesse sentido, um governo republicano é aquele que põe ênfase no interesse comum, no interesse da comunidade, em oposição aos interesses particulares e aos negócios privados.)

Ocorreu entre 509 a.C. e 27 a.C.;
Neste período Roma era governada por dois cônsules (eleitos pelo Senado). Cuidavam de assuntos referentes à economia, política externa e a criação de leis. Durante períodos de guerra, era aceito a existência de um ditador, aprovado pelo Senado;
Esta época deve ser estudada levando em consideração dois eixos; internamente as lutas sociais com a conquista de direitos pelos plebeus e externamente com a expansão territorial e as guerras externas.
República é uma palavra de origem latina que significa “coisa do povo”, considerando que povo são TODAS as pessoas que vivem numa sociedade. Porém, quem mandava de fato eram os patrícios, sendo que os demais grupos sociais (clientes, escravos e principalmente a maioria dela, os plebeus, pouca ou nenhuma participação tinham.
Esta situação se modificou com a luta entre patrícios e plebeus que durou quase duzentos anos e que terminou com a conquista de alguns direitos por parte dos plebeus.
Dentre estes direitos podem-se citar:
Lei das Doze Tábuas – primeiro código de leis escritas;
Lei Canuléia – permitindo o casamento entre patrícios e plebeus;
Lei Frumentária – fornecimento de trigo à plebe por preços baixos.


- Expansão Romana


Na época, a república romana começa a conquistar novas regiões, começando pela Península Itálica, começa a disputar com sua rival Cartago o Mar Mediterrâneo nas Guerras Púnicas entre 264 a.C. e 146 a.C. (“Puni” era o nome latino para Cartago).
Houve três guerras púnicas, todas vencidas pelos romanos, mas na última delas, Cartago foi completamente destruída. Assim, o Mar Mediterrâneo foi completamente dominado pelos romanos que o chamavam de “Mare Nostrum”.


- Crise na república romana


A expansão territorial provocou consequências sociais e econômicas.
O número de escravos cresceu, gerando forte desequilíbrio social, pois disputavam o mercado de trabalho com plebeus livres.
Com as guerras constantes contra os bárbaros (eram o povo que vivia fora das fronteiras romanas e que não aceitava o poder (“imperium”) romano.) surgiram alguns ditadores que utilizavam as tropas militares para manterem-se no poder.
Por exemplo, em 72 a.C., Spartacus, escravo e gladiador, comandou uma revolta de 70 mil escravos, mas após algumas vitórias foi derrotada pelo general Pompeu.


- Os Triunviratos


Para resolver a crise, a classe dominante através do Senado escolhe três comandantes do exército para governar Roma, é o primeiro TRIUNVIRATO, escolhem os generais Crasso, Pompeu e Júlio César.
Julio César organizou um golpe político que o tornou imperador de Roma, governando sozinho até 44 a.C., quando o Senado resolveu mandar assassiná-lo.
Surge então um novo triunvirato formado agora por três novos generais: Otávio, Marco Antonio e Lépido. Otávio , no entanto, se impôs como cônsul único e com o apoio do Senado, surge o Império em 27 a.C.
- 3) IMPÉRIO (Um Império (do latim “imperium”) é um Estado com domínio sobre extensos territórios dominado por um chefe (chamado imperador) etnicamente e/ou culturalmente diversos, sendo além de um poder hegemónico em certa área de influência.)

O período imperial por sua vez se em Alto e Baixo Império.

- Alto Império: de 27 a.C até o século III (depois de Cristo) é a época de apogeu conquistando e explorando o maior território de sua história, houve a chamada paz nas fronteiras, a chamada PAX ROMANA *. Este apogeu romano teve as seguintes características: expansão do cristianismo (que criticava a divindade do imperador, o escravismo e as guerras) e crise do escravismo (com o fim das conquistas e com as críticas do cristianismo).


- Baixo Império: aproximadamente de 250 a 476 (depois de Cristo). Caracteriza-se pela decadência lenta do Império Romano. Do ponto de vista social aparece o colonato (para substituir a falta de escravos, transformavam os camponeses em colonos, trabalhadores quase livres, pois estavam pesos à terra). Nesse momento ocorre um aumento das guerras contra os bárbaros que tentavam ocupar territórios dentro do império romano. São as chamadas invasões bárbaras.
Alguns imperadores para sobreviver convertem-se ao catolicismo (Constantino entre 313e 337). Depois Teodósio tornou o cristianismo religião oficial do Império e logo depois divide Roma em dois Impérios: Império Romano do Ocidente com capital em Roma e Império Romano do Oriente com capital em Constantinopla .
Contudo estas modificações não foram suficientes para impedir a descentralização do lado ocidental. A partir de 476 os povos germânicos, considerados bárbaros pelos romanos constroem diferentes reinos dando origem à civilização europeia ocidental.
O lado oriental continuou ainda por mais mil anos.



BÁRBAROS EM ROMA



CASTELO MEDIEVAL



Fonte
História - Caderno de Revisão – Ensino Médio, Elaboração: Adriana de Bortoli Gentil,Alexandre Perles Gazeta, Fabio Geraldo Romano, Leandro José ClementeGonçalves, Editora Saraiva, 2010, pp. 9-11
História – Caderno de Revisão – Ensino Médio, Editora Moderna, 2010, pp. 20-21
INTERNET
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/monarquia.htm ACESSO:16/08/2011
http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx ACESSO:16/08/2011
http://educacao.uol.com.br/filosofia/ult1704u77.jhtm ACESSO:16/08/2011
http://pt.wikipedia.org/wiki/ImpérioACESSO:16/08/2011 ACESSO: 16/08/2011

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Filmes para o 3º bimestre

Pessoal, aqui está a lista de filmes com os dados para que vocês escolham o que irão assistir para fazer a atividade em grupo do 3º bimestre. Escolham:

1)O Incrível Exército de Brancaleone (“L’armata brancaleone” – Italia – 1965) – Direção: Mario Monicelli com Vittorio Gassman e Catherine Spaak e outros – Duração 116 minutos – Gênero: Comédia
2)Irmão Sol, Irmã Lua (“Fratello Sole, Sorella Luna” – Italia e Inglaterra – 1972 ) – Direção Franco Zefirelli com Graham Faulkner, Judi Bowker (São Francisco e Santa Clara) – Duração: 121 minutos – Gênero: Drama
3)Erik, o Viking (“Erik, the viking” – Reino Unido e Suécia – 1983) – Direção: Terry Jones com Tim Robbins, Mickey Rooney e outros (filme do grupo Monty Python) – Duração: 93 minutos – Gênero: Aventura
4) Robin Hood, Príncipe dos Ladrões ("Robin Hood, Prince of thieves" - EUA - 1991) - Direção: Kevin Reynolds com Kevin Costner e Morgan Freeman, entre outros - Duração: 143 minutos - Gênero: Aventura
5)Asterix e Obelix contra César (“Astérix et Obélix contre César” – França – 1999) – Direção: Claude Berri com Gérard Depardieu e Roberto Benigni entre outros – Duração 69 minutos – Gênero: Comédia
6)Rei Arthur (“King Arthur” – EUA – 2004) – Direção: Antoine Fuqua com Clive Owen e Ioan Gruffudd entre outros – Duração 142 minutos – Gênero: Aventura
7)Spartacus (“Spartacus” – EUA – 2004) – Direção: Robert Dornhelm com Goran Visnjic e Alan Bates entre outros – Duração 176 minutos – Gênero: Aventura
8)Cruzada (“Kingdom of Heaven” – EUA, Espanha, Inglaterra – 2005) – Direção: Ridley Scott com Orlando Bloom e Liam Neeson entre outros – Duração145 minutos – Gênero: Aventura
9)A Última Legião, o nascimento da lenda de Artur (“The last legion” – França, Itália, Eslováquia, EUA, Inglaterra – 2007) – Direção: Doug Lefler com Colin Firth e Ben Kingsley entre outros – Duração 110 minutos – Gênero: Aventura
10) Robin Hood ("Robin Hood" - EUA e Reino Unido - 2010) Direção: Ridley Scott, com Russell Crowe e Cate Blanchett entre outros - Duração 148 minutos - Gênero: Aventura