segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Segundo Texto

História e Pré-história

Para pensar sobre as transformações pelas quais a humanidade vem passando desde o seu surgimento até os dias atuais, os historiadores costumam dividir o passado em períodos ou épocas. Diversas são as tentativas de separar o tempo em pedaços.
Uma das divisões mais usadas é aquela que separa o passado em dois grandes blocos de tempo: Pré-história e história, usando como marca divisória a invenção da escrita. Além da escrita, alguns estudos consideram tão importante quanto esta invenção outros aspectos, tais como o início das cidades e a existência de governos permanentes.
Em todo caso, a Pré-História começou com o surgimento dos primeiros hominídeos* (segundo algumas pesquisas entre dois e três milhões de anos atrás) durando até o aparecimento das primeiras formas de escrita, as primeiras cidades e governos (ocorridas aproximadamente entre 5 ou 6 mil anos atrás), num período, portanto de mais de 2 milhões de anos.
A História, por sua vez, dura um período de tempo muito mais curto (aproximadamente 6000 anos), começando com estas manifestações culturais (entre 3 ou 4 mil anos antes de Cristo) durando até os dias atuais.
Cada um destes dois blocos de tempo, por sua vez, é subdividido em períodos menores, também com tamanhos diferentes. Assim, algumas vezes juntam-se grandes espaços de tempos em um só período, outras vezes tenta-se explicar diversos acontecimentos ocorridos num mesmo curto período de tempo.
A Pré-história apresenta os seguintes períodos: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
A história os seguintes: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
Esta periodização, seus problemas e as discussões atualmente realizadas serão tratadas em nosso curso.

Texto escrito 16/02/2011 por Prof. Vitor, fontes pesquisadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_humana acesso em 16/02/2011;
PRÉ-HISTÓRIA, Leroi-Gourham, André, Co-edição Editora Pioneira e Editora da USP, 1981;
A EVOLUÇÃO CULTURAL DO HOMEM, Gordon Childe, Vere, Zahar Editores, 1978;
O QUE ACONTECEU NA HISTÓRIA, Gordon Childe, Vere, Zahar Editores, 1966.



* Hominídios são antropóides da espécie “Homo” – segundo estudos de antropologia, por exemplo, o Homo erectus e Homo neanderthalensis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário