quarta-feira, 20 de abril de 2011

Banco de questões

Banco de questões sobre os seis primeiros textos – As questões estão mais ou menos na sequências em que apareceram nos textos e nas explicações de sala de aula. Boa sorte para quem quiser estudar.
1.De que maneira a história pode ajudar uma sociedade a conhecer sua identidade?
2.De que forma os historiadores podem estudar e conhecer como viviam os seres humanos durante a pré-história?
3.História e memória coletiva. Que relações existem entre elas?
4.De que maneira a história pode ajudar uma sociedade a encontrar sua identidade?
5.Aponte as diferenças entre pré-história e história?
6.Quais são as fontes pesquisadas pelos historiadores para escrever sobre a pré-história?
7.Procure explicar como os historiadores podem descobrir como viviam os seres humanos na época da Pré-história.
8.Aponte as diferenças entre Pré-História e História.
9.De que maneira a interdisciplinaridade ajuda a estudar a pré-história?
10.Quais as áreas do conhecimento que podem ajudar os historiadores a estudar a pré-história? Cite duas e diga de que forma elas ajudam nos estudos pré-históricos.
11.Diga como o mundo mudou após a Revolução Neolítica?
12.Que crítica pode ser feita à ideia de que o que marca a passagem da pré-história para a história é unicamente o desenvolvimento da escrita? Que outros elementos podem também marcar esta passagem?
13.Quais as alterações para a vida dos seres humanos depois da Revolução Neolítica?
14.Procure mostrar como foi a passagem das sociedades nômades em sedentárias.
15.Nomadismo e sedentarismo são duas características que marcam respectivamente dois momentos da chamada pré-história. Explique essas características dizendo também a que momentos da pré-história elas se referem.
16.Como se pode explicar o povoamento do “homo sapiens” pelo globo?
17.Que razões podem ser apontadas para o fato de as grandes migrações da pré-história ter acontecido durante o Paleolítico?
18.Em que época ocorreu a Revolução Urbana e quais as suas consequências?
19.O que é o Crescente Fértil, onde se localizava e qual sua importância para a história da humanidade?
20.Explique o que foi a divisão do trabalho nas primeiras cidades.
21.O que eram as obras hidráulicas e onde eram realizadas?
22.Servidão coletiva e escravidão são duas formas de trabalho obrigatório ou compulsório da humanidade. Na Antiguidade foram predominantes em algumas sociedades. Diga as sociedades em que houve o predomínio de uma e de outra forma de trabalho.
23.O que era a divisão sexual do trabalho e quais as consequências dessa divisão até os momentos atuais?
24.Como surgiu a divisão social da sociedade em ricos e pobres? (txt 5)
25.Como se pode explicar o fato de o Egito Antigo ser mais lembrado atualmente que a Mesopotâmia? (txt 6)
26.Museus cheios de objetos, utensílios e diversos vestígios arqueológicos, monumentos históricos, estátuas, quadros, livros, filmes, reportagens em jornais, revistas, programas de televisão e mais algumas outras coisas servem para manter viva a memória coletiva de uma sociedade. Egito e Mesopotâmia são duas civilizações da Antiguidade, que existiram mais ou menos na mesma época numa região chamada Crescente Fértil. No entanto, a memória da Mesopotâmia aparece muito menor que a do Egito. Escreva algumas lhas apontando algumas razões para este esquecimento coletivo.
27.Qual o significado da frase de Heródoto: “O Egito é uma dádiva do Nilo”?
28.Como esta frase de Heródoto pode ser criticada?
29.Qual o significado preconceituoso da expressão “não civilizado”?
30.O que é no sentido histórico o significado de “civilizado”?

Um comentário:

  1. Professor, sou eu de novo :) O Dan.;

    Então, o senhor pediu para eu lhe deixar o link do contador de visitas, então aqui está: http://br.web-counter.net/


    Também tem post novo lá no meu blog: http://migre.me/4iuJe "Poeira no Tempo"



    e esse outro sou eu mesclando a história: http://migre.me/4iv3n



    Vou resolver as questões só pra estudar mesmo. Té mais professor, bom ferirado!

    ResponderExcluir