segunda-feira, 9 de maio de 2011

Segundo Bimestre - Primeiro texto

SEGUNDO BIMESTRE PRIMEIRO TEXTO - Prof. Vitor 2011

Antiguidade Clássica
Este termo: Antiguidade Clássica foi usado pela primeira vez pelos historiadores europeus da época do Renascimento (entre os anos 1400 e 1600) e é repetido até os dias de hoje pela cultura ocidental. Refere-se às sociedades grega e romana que irão servir de modelo para as sociedades da Europa naquela época e, de uma certa forma, também para as sociedades atuais.
Diferentemente das sociedades da antiguidade oriental (egípcios, mesopotâmicos, hebreus, persas e fenícios) estas sociedades da antiguidade ocidental desenvolverão formas de organização social, política e cultural que serão muito apreciadas pelas sociedades ocidentais que vieram depois:
Primeiramente, “grego” é uma palavra latina que designava os habitantes da Hélade, nome de uma grande península localizada no sul da Europa. Os gregos se autodenominavam helenos.
Vamos destacar alguns aspectos sociais, políticos e culturais criados pela sociedade greco-latina e que ultrapassaram em muito o seu tempo tendo durado até muito recentemente e em alguns casos permanecido até os dias de hoje.
Socialmente: os gregos e romanos utilizaram em larga escala o trabalho escravo;
Politicamente: as civilizações clássicas preocupavam-se em dominar vastas regiões ao redor do mar Mediterrâneo buscando a hegemonia econômica e comercial dos outros povos que ali viviam. Entre gregos e romanos havia diferenças, enquanto os gregos não conseguiram construir uma unidade política que unificasse todo o seu domínio, os romanos, por sua vez, conseguiram unir os povos dominados construindo uma unidade política consolidada. Os gregos organizam-se em “polis” (as cidades-estado) e governavam obedecendo um novo modelo: a democracia. Os romanos ao estabelecer o seu poder (“imperium”) sobre os povos da região mediterrânica, criaram o imperialismo, ou colonização.
Culturalmente: Na antiguidade chamada clássica, as sociedades conseguiram desenvolver uma nova forma de pensar (a filosofia), de fazer política (a democracia), a arte (a dramaturgia) e suas línguas faladas e escrita influenciaram muitas das línguas atuais.
BIBLIOGRAFIA:
MARQUES Adhemar. História, Ensino Médio, volume único, Curitiba, Editora Positivo, 2006, p. 22
COTRIM, Gilberto. História Global, Brasil e Geral, volume 1, S. Paulo, Editora Saraiva, 2010, p. 99

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