segunda-feira, 16 de maio de 2011

Terceiro Texto - Segundo Bimestre

Como interpretar um mapa histórico

Mapa é uma representação gráfica do espaço, da superfície da Terra. Como uma representação, ele reflete as ideias, os conhecimentos e a cultura da sociedade que a produziu, em diferentes épocas.
A cartografia moderna surgiu no Renascimento. Ao longo do tempo, a ampliação dos conhecimentos do planeta e o aprimoramento da Matemática, das técnicas de medição e dos sistemas de projeção permitiram o desenvolvimento da cartografia. Dos primeiros mapas desenhados à mão, chegamos àqueles produzidos pela tecnologia atual que utiliza fotografia aérea, sensoriamento remoto, imagens via satélites, radares e computadores.
A cartografia e a história se aproximam porque todo o fato ou processo histórico é espacialmente situado. O mapa histórico representa espacialmente as mudanças ocorridas ao longo do tempo dando-nos uma visão do passado como um processo contínuo.
Todo mapa exige habilidades e conhecimentos para ser interpretado. A linguagem cartográfica exige conhecimentos referentes a:
Coordenada geográfica – É obtida pelo encontro de paralelos e meridianos, que forma ângulos por meio dos quais podemos saber a localização exata de qualquer ponto sobre a superfície terrestre. Os paralelos informam a latitude norte ou sul e os meridianos a longitude leste ou oeste. Ambos são expressos em graus e seus submúltiplos: minutos e segundos.
Orientação – Informa a posição da área representada. Para isso, usam-se a cruz de orientação, a rosa dos ventos ou as coordenadas geográficas.
•Escala – Indica quantas vezes a área real foi reduzida para ser representada no mapa. São usados dois tipos de escala:
a)Numérica: 1:100 000 (lê-se um para cem mil). Para cada unidade no mapa correspondem cem mil unidades de terreno.
b)Gráfica: é uma reta dividindo em partes iguais, na qual cada divisão corresponde a certo número de metros ou de quilômetros, que são marcados da esquerda para a direita. Medimos a distância no mapa e a transportamos para a escrita.
• Projeção – O sistema de projeção é usado para tentar solucionar o problema de representar no plano a curvatura da Terra. Existem vários sistemas, mas todos eles deformam a superfície terrestre.
• Símbolos – São usados para representar fenômenos físicos humanos. Os pictóricos (desenhos) mostram imediatamente o que representam e os abstratos usam cores, sombras, linhas, pontos ou figuras geométricas cujos significados são esclarecidos numa legenda.

Fonte:

Farias, Ricardo de Moura. Estudos de História. Ricardo de Moura Farias, Monica Liz Miranda, Helena Guimarães Campos – 1ª Ed., São Paulo, FTD, 2010 (Coleção Estudos de História, v. 1), p. 8 – Orientaçõs de Estudo (Manual do Professor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário