segunda-feira, 28 de março de 2011

QUINTO TEXTO

O Oriente Próximo e o surgimento das primeiras cidades:
A vida nas cidades, esta foi, provavelmente, a maior transformação da vida humana, e ocorreu durante a chamada Revolução Neolítica, mas essa modificação não pode ter ocorrido de maneira abrupta. A passagem de aldeias ou acampamentos de agricultores, caçadores e coletores para cidades populosas e urbanizadas deve ter sido um longo processo.
Veja no mapa a região do Oriente Próximo (atualmente conhecida como Oriente Médio), a área aproximada do Crescente Fértil, repare que se assemelha à Lua na sua fase crescente.



A agricultura obriga os seres humanos a uma existência sedentária. Tinham de se fixar para cuidar da terra e viver junto para se protegerem mutuamente. Para sobreviver precisavam cooperar uns com os outros. A produção agrícola era inicialmente apenas a estritamente necessária para a sobrevivência do grupo. Todos eram iguais. Cada um recebia de acordo com o que produzisse. A situação, no entanto começou a se transformar quando sabendo dominar melhor a natureza, conhecendo novas técnicas de produção, nas cidades começam a produzir além do estritamente necessário à sobrevivência do grupo – isto é, surge um excedente econômico. Esse processo ocorreu em todas as cidades, não exatamente ao mesmo tempo, nem da mesma forma. Isso dependia do meio e das diferentes necessidades.
Basicamente a humanidade criou dois caminhos diferentes de evolução das comunidades urbanas: os regimes de servidão coletiva na região do Crescente Fértil; o outro levou à formação de sociedades escravistas na Grécia e em Roma.
Mas, seja qual for o caminho seguido pela humanidade, nas cidades começam a surgir diferentes atividades. Antes a divisão do trabalho era apenas por sexo e idade. Agora nas cidades diferentes ofícios tornam-se necessários. Surgem as olarias, especializadas na fabricação vasilhas para a cozinha e armazenar alimentos e tijolos para a construção de casas. Também as ferramentas se sofisticam, passam a ser feitas de metal, as roupas, tecidos e calçados tornam-se necessários. Aos homens cabia agora o trabalho fora de casa, nos campos agriculturáveis e na domesticação de animais, enquanto às mulheres cabiam os serviços da casa e da formação inicial dos filhos.
Este acontecimento histórico é importante por produzirem padrões que perduram até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário